Galeria
Chapas de aço servem a uma grande diversidade de propósitos na construção civil e indústrias; a chapa fina laminada a quente tem aplicação geral, dada sua composição química que fornece boas propriedades mecânicas, como resistência e maleabilidade. Com espessura inferior a 5 milímetros, a chapa fina laminada a quente é processada em temperaturas ideais para que a laminação não cause um endurecimento ao material, garantindo a versatilidade de sua aplicação.
DIFERENÇA ENTRE chapa fina laminada a quente E A FRIO
O processo de laminação envolve espremer o aço entre roletes, alongando e afinando a peça metálica. Quando este processo é feito em temperaturas mais ou menos baixas, o resultado final apresentará forças, flexibilidades e acabamentos diferentes. Chapas de aço finas têm a mesma composição, sendo basicamente o mesmo produto; contudo, há diferenças importantes quando o processo de laminação é feito a quente ou a frio. No caso da chapa fina laminada a quente, suas principais características são boa soldabilidade, tenacidade alta e resistência a peso e pressão.
Na laminação a frio, as chapas são trabalhadas em temperatura ambiente, enquanto na laminação a quente são utilizadas temperaturas na faixa dos 800°C, capazes de alterar a estrutura da matéria-prima. Uma consequência disso é que a chapa fina laminada a quente não é tão forte quanto as lâminas produzidas a frio, mas, em compensação, é mais flexível.
No que diz respeito à aparência das chapas, a chapa fina laminada a quente apresenta uma cor azulada, consequência das altas temperaturas aplicadas no metal, enquanto as chapas laminadas a frio possuem cor cinza. Já quanto à textura, a chapa fina laminada a quente é um pouco mais áspera.
Chapa fina laminada a quente É COM A OX-FER
Localizada na cidade de São Paulo desde 1986, a Ox-Fer Indústria e Comércio de Ferro e Aço produz diversos tipos de chapas de aço, incluindo a chapa fina laminada a quente. Atuando em todo o Brasil, a Ox-Fer fornece produtos para empresas de construção civil e naval, indústrias, metalúrgicas e empresas de oxicorte que não compram a matéria-prima em usinas.
Com certificação ISO 9001:2008, a Ox-Fer adquire suas matérias-primas nas principais usinas siderúrgicas do Brasil, seguindo à risca as exigências e normas técnicas do mercado e garantindo qualidade, segurança e durabilidade de seus produtos.