Galeria
Chapas grossas de aço-carbono têm uso versátil, sendo aplicadas em diversos segmentos da construção civil, na indústria automotiva e mecânica, e existem várias maneiras de se realizar seu corte de acordo com a espessura e aplicação do material. No corte de chapa grossa é preciso utilizar um método adequado para manter suas características, como alta resistência mecânica, resistência à corrosão e durabilidade.
TIPOS DE corte de chapa grossa
Chapas grossas podem ser usadas para fabricar tubulações de aço, telhas, engrenagens mecânicas e tanques de armazenamento, e é preciso que sejam confeccionadas usando matérias-primas de alta qualidade, além de cortadas adequadamente. O corte de chapa grossa envolve máquinas modernas e processos variados de corte como os seguintes:
-
Oxicorte: feito com maçaricos, o corte por chama — conhecido como Oxicorte — é o processo de corte mais antigo ainda em uso no mercado. Mais simples e barato, este processo de corte de chapa grossa oferece uma superfície lisa e reta de corte, sendo ideal para chapas que tenham espessura maior do que uma polegada.
-
Corte de Plasma: tipo de corte que serve para chapas muito finas ou muito grossas. Este corte de chapa grossa é mais veloz do que o oxicorte, mas, no entanto, confere menos qualidade nos bordos. O corte de plasma é feito usando uma máquina especial e, portanto, acaba sendo um processo mais caro, uma vez que esta máquina exige fonte de alimentação, arrefecedor de água, controle de gás, mangueiras e maçaricos.
-
Corte sob jato de água: processo recomendado para o corte de chapa grossa, o corte com jatos de água produz um corte liso e preciso, sendo superior até mesmo ao corte com laser, uma vez que, com a água, não há distorção térmica no metal. No entanto, este processo é ainda mais custoso do que o corte de plasma.
-
Corte a laser: recomendado para chapas de aço finas, com até uma polegada, cortando as lâminas com alta precisão e rapidez.
A OXI-FER E O corte de chapa grossa
A Ox-Fer Indústria e Comércio de Ferro e Aço está localizada na cidade de São Paulo, fabricando e distribuindo chapas de aço cortadas sob medida para indústrias, metalúrgicas, empresas de construção civil e naval, e empresas de oxicorte que não adquirem a matéria-prima em usinas. A empresa, que tem certificação ISO 9001:2008, segue à risca as normas e exigências técnicas do mercado, proporcionando segurança e confiança para seus clientes graças à qualidade e durabilidade de seus produtos.