Galeria
Em empreendimentos como obras de construção civis, mineradoras, indústrias navais, metalúrgicas, estamparias e usinagens, usam-se bastantes chapas de aço carbono para os mais diversos fins. Para isso, é preciso contar com uma empresa especializada no corte e dobra de chapas finas e grossas, garantindo a qualidade e segurança do produto.
Abordado especificamente sobre as chapas finas - cuja composição química com menor teor de carbono fornece propriedades mecânicas como alta resistência e maleabilidade à peça -, é possível laminá-las de duas maneiras: quente ou a frio. O processo de corte e dobra de chapas finas é feito após a laminação.
Enquanto a laminação a quente resulta em chapas mais flexíveis, uma vez que as altas temperaturas do processo reduzem o endurecimento do material, a laminação a frio é uma etapa posterior ao processo quente, que produz chapas mais duras para aplicação em outras finalidades. De qualquer forma, os processos de corte e dobra de chapas finas podem ser empregados tanto em chapas laminadas a quente, quanto a frio.
TIPOS DE corte e dobra de chapas finas
Há diversos processos de corte e dobra de chapas finas. A dobragem é feita após o corte utilizando máquinas específicas que garantem a boa execução de cada projeto, já que esse processo é feito de maneira personalizada. Quanto ao corte, existem processos mais indicados para chapas grossas, como, por exemplo, o oxicorte - feito com maçaricos, oferecendo uma superfície de corte lisa e reta -, ou ainda o corte sob jato de água - que produz um corte preciso.
No corte de plasma, que é indicado para cortar chapas muito finas ou muito grossas, a velocidade do processo é um diferencial. Veloz, esse tipo de corte é um tanto mais custoso e confere menor qualidade nos bordos do que o oxicorte. Já no corte a laser (recomendado para chapas de aço finas com até uma polegada de espessura), a vantagem é a alta precisão de corte e a fiabilidade, que garante a vida útil dos objetos fabricados com este aço.
Corte e dobra de chapas finas NA OX-FER
Atuando na cidade de São Paulo desde 1986, a Ox-Fer é especializada no corte e dobra de chapas finas, produzindo peças cortadas e dobradas sob medida conforme cada planejamento para empresas dos ramos metalúrgicos, industriais e de construção civil e naval.
A fabricante também comercializa produtos para empresas de oxicorte que não adquirem suas matérias-primas em usinas, como é feito pela Ox-Fer, que conta com certificação ISO 9001 e oferece pagamento facilitado pelo BNDES.